Oportunidades para Biólogos(as) na área ambiental

Por Arthur Maciel

O(a) profissional da Biologia possui uma ampla gama de possibilidades de atuação. De acordo com a Lei Federal nº 6.684/1979, o(a) Biólogo(a) poderá formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa, nos vários setores da Biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionem à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente; orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria no âmbito de sua especialidade; realizar perícias e emitir e assinar laudos técnicos e pareceres.

A Resolução nº 227/2010 do CFBIO traz uma série de áreas de atuação em que o(a) Biólogo(a) pode desenvolver atividades. Dentre essas áreas, e levando em consideração os perfis de vagas publicadas aqui na plataforma Empregos Ambientais, podemos destacar:

1. Licenciamento ambiental

2. Elaboração de estudos de viabilidade ambiental

3. Levantamentos e inventários de fauna e flora

4. Manejo florestal

Temos observado ainda que a maioria das vagas que admitem graduados(as) em Biologia são aquelas para Analista Ambiental, Analista de Meio Ambiente, Analista de Sustentabilidade etc.

As vagas pra Analista representam 62,84% do total de oportunidades pra nível superior na área ambiental, conforme demonstra o gráfico:

As vagas abaixo ilustram bem o perfil típico de oportunidades para Biólogos(as) que têm surgido no mercado ambiental:

ANALISTA DE SUSTENTABILIDADE  – Contratante: AUREN ENERGIA

ANALISTA AMBIENTAL – Contratante: Grupo MEZ

ANALISTA AMBIENTAL – Contratante: CLAM MEIO AMBIENTE

ANALISTA AMBIENTAL  – Contratante: WITT O’BRIEN’S

Perceba que todas essas vagas admitem Biólogos(as) e também profissionais de outras formações.

A pergunta que fica é: como o(a) Biólogo(a) pode conseguir se sobressair no mercado e se destacar pra conquistar esse tipo de oportunidade?

O(a) profissional precisa comprovar que possui as habilidades e competências que o contratante valoriza.

A Ambiente Academy criou o Curso de Formação de Analista Ambientais, uma formação online com 120 horas de carga horária, com o objetivo de capacitar profissionais naqueles tópicos mais relevantes da área ambiental.

O curso possui 3 eixos:

  • Licenciamento Ambiental;
  • Elaboração de Estudos, Planos e Programas Ambientais;
  • Power BI aplicado a projetos ambientais.

Se você é Biólogo(a) e quer se capacitar para tornar-se um(a) profissional mais competitivo(a) no mercado ambiental, preencha o formulario de interesse no Curso de Analista clicando nesse link.