A importância de saber usar o Power BI na área ambiental

Por Arthur Maciel

Toda empresa precisa saber administrar e utilizar dados, independentemente do porte e do segmento em que atua. Seja no financeiro, RH, marketing ou vendas, se esses dados forem coletados, registrados, tratados e analisados, podem fornecer informações importantes a respeito da saúde e do futuro da empresa.

Para facilitar esse trabalho de coleta, tratamento e análise de dados, a Microsoft criou em 2015 o software Power BI, que logo se transformou em um dos seus principais programas.

Através do Power BI é possível criar dashboards e relatórios precisos e analíticos sobre vários aspectos de uma empresa, de um negócio ou de um projeto, possibilitando uma visão 360 graus e contribuindo para a tomada de decisões.

Confira algumas vantagens de usar o Power BI:

MULTIPLATAFORMA – dá pra usar no computador, tablet, notebook e até no smartphone.

DADOS NA NUVEM – os dados ficam armazenados online e podem ser acessados por usuários autorizados em qualquer lugar.

INTEGRAÇÃO COM O EXCEL – um dos pilares do Power BI são as fontes de dados, ou seja, de onde eles serão coletados para serem utilizados no software. E uma das principais fontes são as planilhas de Excel que as empresas já usam habitualmente.

Mas e na área ambiental?

Temos observado que o uso do Power BI em empresas da área ambiental é crescente. Prova disso é o grande número de vagas de emprego e até de estágio que exigem conhecimentos no uso desse software.

Com o Power BI é possível fazer a gestão de licenças ambientais, acompanhar o cumprimento de condicionantes, fazer a gestão de projetos ambientais, coordenar o manejo de áreas protegidas, gestão de resíduos e uma infinidade de outras aplicações.

Visando capacitar profissionais da área ambiental a utilizarem o Power BI, nós criamos o curso online Power BI aplicado a projetos ambientais, com 20 horas de carga horária.

Clicando no banner abaixo você pode preencher o formulário de interesse para receber todas as informações sobre o curso: