ARTIGO – Quem pode ser Analista Ambiental?

Artigo de Arthur Maciel, criador da plataforma Empregos Ambientais.

A pergunta que está no título deste artigo é o questionamento que a gente mais recebe aqui na plataforma Empregos Ambientais.

Mais de 60% das oportunidades de nível superior na área ambiental são para as funções de Analista Ambiental, Analista de Meio Ambiente, Analista de Sustentabilidade, Analista Socioambiental etc. E por isso tantos profissionais têm interesse nesse tipo de vaga.

Os empregos de Analista Ambiental, geralmente, admitem profissionais formados(as) nessas graduações:

  • Agronomia, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ecologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia Sanitária, Engenharia Química, Geografia, Geologia, Gestão Ambiental, Oceanografia e Química.

Logicamente, cada vaga de Analista tem suas particularidades e o(a) profissional irá desempenhar essa função dentro dos limites da sua especialidade.

Mas tem um detalhe super importante: além do diploma esse(a) profissional precisa ter algumas habilidades e conhecimentos específicos.

As empresas buscam profissionais que saibam resolver problemas. E quais são os principais problemas que uma empresa pode ter na área ambiental atualmente?

São esses:

  • Obter ou renovar licenças ambientais;
  • Apresentar estudos, planos e programas ambientais tais como EAS, PCA, PRAD aos órgãos ambientais;
  • Gerenciar projetos utilizando softwares como o Power BI.

Para ajudar profissionais que querem se destacar no mercado, capacitando-os para resolver esses problemas, nós criamos o Curso de Formação de Analistas Ambientais. Uma formação completa e 100% online focada nesses tópicos mais relevantes do mercado ambiental.

Preencha o formulário de interesse clicando nesse link e aguarde para receber as informações sobre o Curso ou clique no banner abaixo:

O Curso será um passo decisivo para o seu sucesso profissional na área ambiental.