Posso ser Analista Ambiental?

Por Arthur Maciel

A plataforma Empregos Ambientais publica vagas na área ambiental diariamente e em todas as regiões do Brasil. Mais de 40% dessas vagas tem o título de Analista Ambiental, Analista de Sustentabilidade, Analista de Meio Ambiente, etc. Quando levamos em conta apenas as vagas de nível superior essa porcentagem sobe para 62,84%.

Mas quais profissionais podem ocupar essas vagas? Muitas pessoas nos fazem essa pergunta e esse artigo visa justamente esclarecer esse questionamento.

Primeiro precisamos entender o que faz um Analista Ambiental. Pelo que temos observado em nossa base de mais de 2.000 vagas publicadas desde 2017, o Analista será o profissional que responderá pelas pendências da empresa nas questões ambientais, principalmente licenciamento ambiental e elaboração de relatórios, estudos, planos e programas ambientais exigidos pelo poder público. Por esta razão, os temas licenciamento ambiental e/ou elaboração de estudos e programas ambientais estão presentes nos requisitos de 79,38% das oportunidades que nós publicamos.

Mas quais formações podem desempenhar a função de Analista Ambiental e resolver essas pendências das empresas? Geralmente são os profissionais com alguma dessas formações de nível superior:

  • Agronomia;
  • Ciências Ambientais;
  • Ciências Biológicas;
  • Ecologia;
  • Engenharia Ambiental e/ou Sanitária;
  • Engenharia Florestal;
  • Geografia;
  • Geologia;
  • Gestão Ambiental;
  • Oceanografia; e
  • Química.

Podem surgir, em menor número, oportunidades de Analista Ambiental para Biomédicos, Médicos Veterinários e Zootecnistas, assim como para profissionais de nível técnico como Técnico em Meio Ambiente, Técnico Florestal e Técnico em Saneamento.

Também é importante ressaltar que o diploma é apenas um requisito básico. Para ser competitivo no mercado ambiental o profissional precisa demonstrar que domina os assuntos que a empresa destaca nos requisitos.

Para que os profissionais possam se capacitar para ocupar essas vagas a Ambiente Academy criou o Curso de Formação de Analistas Ambientais, uma capacitação 100% online e com carga horária total de 120 horas. O curso é composto por mais de 200 aulas voltadas para a prática sobre licenciamento ambiental, elaboração de estudos e programas ambientais e uso do software Power BI, justamente tópicos que são mais exigidos nos requisitos das vagas pra Analista.

Haverá ainda orientações para atuação como consultor(a) ambiental e alguns bônus que ajudarão o profissional a se destacar no mercado, como o cadastro no aplicativo Contrate Ambiental. Mais de 600 profissionais de todo o Brasil estão fazendo o curso e se preparando para aproveitar as oportunidades que estão surgindo.

Clique no botão abaixo para acessar o site curso e fazer sua inscrição:

2 comentários em “Posso ser Analista Ambiental?”

  1. Para fazer este curso, precisa ter alguma formação nas áreas acima descritas? Sou formado em administração de empresas. Faço consultoria em gestão empresarial

Comentários estão fechados.