Artigo de Arthur Maciel, criador da plataforma Empregos Ambientais.
A pergunta que está no título deste artigo é o questionamento que a gente mais recebe aqui na plataforma Empregos Ambientais.
Mais de 60% das oportunidades de nível superior na área ambiental são para as funções de Analista Ambiental, Analista de Meio Ambiente, Analista de Sustentabilidade, Analista Socioambiental etc. E por isso tantos profissionais têm interesse nesse tipo de vaga.
Os empregos de Analista Ambiental, geralmente, admitem profissionais formados(as) nessas graduações:
- Agronomia, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ecologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia Sanitária, Engenharia Química, Geografia, Geologia, Gestão Ambiental, Oceanografia e Química.
Também há oportunidades de Analista que admitem:
- Técnicos em Meio Ambiente, Técnicos em Saneamento, Técnicos em Controle Ambiental e Técnicos Florestais.
Logicamente, cada vaga de Analista tem suas particularidades e o(a) profissional irá desempenhar essa função dentro dos limites da sua especialidade.
Mas tem um detalhe super importante: além do diploma esse(a) profissional precisa ter algumas habilidades e conhecimentos específicos.
As empresas buscam profissionais que saibam resolver problemas. E quais são os principais problemas que uma empresa pode ter na área ambiental atualmente?
São esses:
- Obter ou renovar licenças ambientais;
- Apresentar estudos, planos e programas ambientais tais como EAS, PCA, PRAD aos órgãos ambientais;
- Gerenciar projetos utilizando softwares como o Power BI.
Para ajudar profissionais que querem se destacar no mercado, capacitando-os para resolver esses problemas, nós criamos o Curso de Formação de Analistas Ambientais. Uma formação completa e 100% online focada nesses tópicos mais relevantes do mercado ambiental.
Preencha o formulário de interesse clicando nesse link e aguarde para receber as informações sobre o Curso ou clique no banner abaixo:
O Curso será um passo decisivo para o seu sucesso profissional na área ambiental.